sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Eu me Fe..., digo, Formei em Turismo


Os anos foram passando depressa, foram três na pré-escola, mais oito no ensino fundamental e depois mais três no ensino médio. Chegou o momento que eu teria minha primeira grande escolha e, ao contrário de algumas colegas, não tinha claro em minha mente qual profissão gostaria de seguir, nunca sonhei em ser professora, veterinária ou atriz de cinema, mas lá estava eu, uma jovem adulta no trampolim da vida.

Depois de navegar em alguns sites, além dos folders e manuais das universidades, fiquei encantada com o curso de Turismo. O que poderia ser melhor? Afinal, seria um sonho trabalhar com viagens, seria algo tranqüilo, emocionante e prazeroso. Estava convicta que tinha nascido pra isso.

O curso não é dos mais caros, nem dos mais difíceis de cursar. As primeiras disciplinas foram bastante encantadoras, já os anos seguintes não trouxeram muitas surpresas, nos últimos meses de aula já tinha constatado que a diversão era só mais um negócio, assim como fazer próteses dentárias ou vender seguro de vida.

No decorrer do curso estagiei numa agência de turismo, ganhava um salário mínimo, mais transporte e alimentação. Atende telefone, faz reserva, rotina daqui, rotina dali, começava minhas primeiras avaliações sobre a decisão de ser turismóloga.

Formei-me a dois anos, continuo trabalhando na área, constatei que as pessoas com cargos equivalentes ou superiores ao meu podem ter ou não formação na área, não é exagero dizer que a formação em turismo foi um detalhe. Aliás, acredito que nem os ministros do turismo chegaram perto de alguma disciplina de turismo.

Na busca por ascensão me desanimo. Vejo que muitas empresas se baseiam numa estrutura familiar, outras são guiadas por investidores e os funcionários da base não sabem dizer nem quem é o seu patrão, já o setor público está inchado por gente com Q.I.

Enfim, acho que chegou o momento da segunda escolha importante. Dentre as opções, penso em ir pra área acadêmica e dar aula de turismo, incentivar uma grande turma de alunos a fazerem algo que nem eu quis fazer; a segunda opção consiste em dar uma nova chance a mim mesma na escolha de uma nova graduação; e a última, é apaziguar meu coração e continuar com a minha rotina e com os R$ 1.175,00 no final do mês.

Viviane B. Agnelli

7 comentários:

  1. Eu me Fe..., digo, Formei em Turismo

    Com este português minha filha, é melhor repensar suas convicções....

    ResponderExcluir
  2. Formada em turismo ela poderia até ser o Pasquale que ia dar na mesma.

    ResponderExcluir
  3. Oi,não sei se você sabe mais o turismo é o terceiro fator econômico mundial.sou estudante de turismo e digo a você que turismo é feito por operários e gradua-se quem sabe até chegar ao Doutorado é pra empreendedores. operários fazem cursos do SENAC,então, você é mais uma daquelas pessoas que pensam que vão passar a vida inteira viajando só por ser TURISMÓLOGA...
    Beijo!!
    Espero que um dia você encontre a empreendedora que existe em você.

    ResponderExcluir
  4. bOM IREI COLOCAR A LENDA DO TURISMO P/VCS
    Lenda do Turismo

    CONTA A LENDA QUE, QUANDO DEUS LIBEROU PARA OS HOMENS O CONHECIMENTO SOBRE TURISMO.... DETERMINOU QUE AQUELE "SABER" IRIA FICAR RESTRITO A UM GRUPO MUITO PEQUENO E SELECIONADO. MAS, NESTE PEQUENO GRUPO, ONDE TODOS SE ACHAVAM "SEMI-DEUSES", JÁ HAVIA AQUELE QUE IRIA TRAIR AS DETERMINAÇÕES DIVINAS....AÍ ACONTECEU O PIOR !!!!!!........ DEUS, BRAVO COM A TRAIÇÃO RESOLVEU FAZER VALER ALGUNS MANDAMENTOS:

    1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

    2º Não verás teu filho crescer.

    3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

    4º Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera.

    5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in box.

    6º Teus cabelos ficaram brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.

    7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho;

    8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.

    9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.

    10º As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que entendem de turismo e as que não entendem. E verás graça nisso.

    11º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.

    12º Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.

    13º Terás sonhos com aviação/ turismo, e não raro, resolveras problemas de trabalho neste período de sono.

    14º Exibirás olheiras como troféu de guerra.

    15º E, o pior... Inexplicavelmente gostarás de tudo isso!!!


    REFLITAM.
    FAÇO PARTE DISSO

    ResponderExcluir
  5. Concordo com esse pensamento da Tura Taciana Reis e tbm com o que o Anônimo do dia 07/03 disseram.

    ResponderExcluir
  6. BOA! SOU FORMADO EM TURISMO HOTELARIA HA 7 ANOS!FIZ DE TUDO TENHO MAIS DE 3 DEZENAS DE CURSOS NA AREA E FORA,
    TRABALHEI EM DIVERSOS SETORES DA AREA EM 7 PAISES E 4 CONTINENTES! BOM MANDO MEU CURRICULUM NO BRASIL E NINGUEM
    SE INTERESSA, FALO 4 LINGUAS FLUENTES, TRABALHEI NA EMBAIXADA DO BRASIL EM ROMA COM DIVERSAS AUTORIDADES DO BRASIL
    TANTO QUANTO PRESIDENTE E EX PRESIDENTES.TRAB NUMA CIA AEREA ABRINDO E FECHANDO VOO INTERNACIONAL,DIVERSOS RESORTS,
    ETC. QUERO DAR AULA E ALERTAR OS AVENTUREIROS DA AREA.POIS VIAJAR E BOM, MAS E A RENTABILIDADE, ESTABILIDADE?
    NAO TEMOS A CONCORRENCIA E DIRETA COM QUALQUER PESSOA FORMADA OU NAO, COM COLEGIAL OU NAO, COM DIPLOMA OU NAO.
    REGULAMENTACAO DA PROFISSAO AINDA E "MODA DE VIOLA",VOU SER PROFESSOR DE TURISMO POIS E ABSOLUTAMENTE NECESSARIO
    FORMAR PROFISSIONAIS DO SETOR QUE E PRECARIA OS PROFESSORES NAO SABEM LITERALMENTE NADA MAIS DO QUE AS BIBLIOGRAFIAS
    ULTRAPASSADAS DE PESSOAS ESTRANGEIRAS QUE NAO SE ENCAIXAM COM NOSSA REALIDADE ESTRUTURAL DO SETOR,DO ENSINO,DA POLITICA
    ENFIM.ESPERO TER SOMADO! FERNANDO PETEROSSI FERNANDOPETEROSSI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir